Publicações

O Blog do LETRA


 É notória a grande evolução dos meios de comunicação e difusores de informações no mundo. As redes sociais, frente a uma proposta rápida e gratuita, se tornaram um artifício direto e valioso na inclusão e propagação de informação da atualidade. Isso se deve principalmente pela facilidade dos recursos disponíveis, a acessibilidade e expansão da internet e principalmente ao grande interesse demonstrado pelos usuários em divulgarem conteúdos, ideias, opiniões, propor discussões e realizações de trabalhos informais, bem como de manter a tão reconhecida network.
              Marteleto (2001, p. 72) afirma que “a rede social passou a representar um conjunto de participantes autônomos, unindo ideias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados”.  Os blogs são os exemplos mais claros desse fenômeno que compõem a usabilidade dos computadores com acesso a internet. Um blog, não é nada além de um sítio eletrônico cuja estrutura admite-se atualização rápida de forma organizada sem grandes conhecimentos técnicos especializados.
          Portanto, com a boa intenção de divulgar ações, buscar novos conhecimentos e interagir com pessoas que partilham os mesmos interesses o Grupo Letra (Laboratório de Estudos Transdisciplinares) que é um projeto de pesquisadores que buscam um maior diálogo transdisciplinar e acadêmico mostrou-se interessado e disponível para a criação de um blog, onde o mesmo servirá de apoio às novas descobertas acadêmicas e disseminador de assuntos de relevância, textos argumentativos e informativos, eventos, notícias e contatos com os participantes do Letra.
         As primeiras discussões em relação à montagem do blog surgiram diante das definições de como seria o layout do mesmo. A partir do instante em que a logomarca do grupo ficou pronta pode-se dar inicio a essa montagem, vale ressaltar que antes mesmo já havia sido pensado em um formato dinâmico e acessível, o qual seria organizado para o blog. Sua estrutura foi pensada sob duas óticas: a primeira como desenvolvedor, uma visão mais técnica do que era possível ser realmente construído e adaptado as intenções do grupo, e em seguida, uma visão de participante e telespectador do sítio eletrônico, com uma visão mais abrangente e interessada no que seria bom para os usuários e leitores do blog.
         Assim foram definidas oito abas (páginas) de publicação, sendo estas: o início, contendo as informações mais relevantes e atuais do blog, a aba do grupo Letra, falando um pouco sobre a história e as intenções do grupo, os ciclos de estudos, onde serão disponibilizados os textos discutidos em debates e estudos pela equipe, a página de eventos, do qual será de fundamental utilização divulgando eventos do grupo Letra e demais eventos que os membros acharem necessários, tais como congressos em administração, entre outros. Cabe ainda a página de notícias, formatada com informações mais gerais, que não precisam estar necessariamente ligadas aos interesses do grupo letra, a aba de publicações, onde serão disponibilizados artigos publicados pelos membros do grupo, a página de artes, espaço reservado e reconhecido como o lado mais descontraído do blog e ao mesmo tempo de extrema importância, onde serão apresentadas e divulgadas mostras de artistas de diversas áreas. Além dos demais espaços o blog conta ainda com a página de contatos, onde ficam disponíveis os contatos de todos os membros da equipe do Letra.
            Segundo Franco (2005, p. 311), o blog por ser uma ferramenta interativa apresenta como característica técnica a possibilidade de publicação instantânea, em entradas cronológicas, permitindo à divulgação de textos, imagens, músicas e a capacidade de arquivamento de mensagens anteriores disponível ao leitor, além de links, que tanto podem complementar o assunto em debate, quanto relacionar um blog a outros blogs.
   Ainda segundo a autora, nos programas específicos para criação dos blogs, há ferramentas que, apesar de fazerem parte da estrutura técnica, podem ser consideradas pedagógicas, embora não tenham sido criadas com esse objetivo. Um blog que se proponha a trabalhar com aspectos educacionais, deverá utilizar as ferramentas de interação com o público: como o espaço dos comentários, o livro de visitas e os murais virtuais. Estas ferramentas podem proporcionar situações de debates escritos, discussão de ideias, complementação de temas e pesquisas sobre diferentes assuntos educacionais, a partir dos textos lidos na parte referentes aos postados, ou até mesmo nos comentários. Além disto, o visitante do blog ao deixar um comentário, tem seu e-mail ou seu site identificado, o que permite ao autor do blog, comunicar-se com quem escreveu, propiciando assim, mais uma forma de interação.
    O blog é uma ferramenta acessível e cada vez mais utilizada no mundo virtual. Este espaço pode ter vários objetivos, tais como promover a interação entre pessoas, registrar o desenvolvimento de determinados processos ou mesmo se fazer ouvir através do mesmo. O espaço virtual do Grupo Letra está caminhando com passos largos e firmes, em busca da realização dos seus objetivos e com o comprometimento de boas discussões. Vale lembrar, que há ilimitadas possibilidades de conteúdos e formatos para blog. Torna-se de extrema importância usá-lo com atenção e consciência, pois com certeza, a utilização do blog como prática educacional pode ser de grande validade, o uso devidamente correto pode gerar resultados eficazes na busca de novos debates, interesses e reflexões cotidianas.



Por
 Fábio Henrique dos Anjos

Referências:

FRANCO, Maria de Fátima. Blog educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, UFJF, Juiz de Fora, 2005.

MARTELETO, Regina Maria. Análise das redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, 2001.

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